François – O Menino Abandonado – George Sand

Boa tarde, querida Família Lendo Muito!

Trago-vos, desta vez, a resenha de um verdadeiro clássico da literatura francesa: trata-se de François – O Menino Abandonado, da autora  George Sand.

Resultado de imagem para capa françois o menino abandonado

A história começa com uma apresentação relativamente longa, trazendo um diálogo entre o narrador e seu amigo R. Eles discutiam sobre a verdadeira arte e os seus benefícios e malefícios sobre o ser humano e também sobre a superioridade do homem do campo, frente ao homem da cidade.

No final da apresentação o narrador justifica então ao amigo R.  que François o Champi, a história que ele dali em diante passaria a contar-lhe, era de origem francesa  e que ele tentaria contá-la sem aumentar ou diminuir qualquer ponto; ele também justifica ao amigo o uso  do termo “champi” (criança abandonada nos campos), que estava em desuso e também não era de origem francesa, por achar mais adequado que bastardo.

Em certa manhã, a bela e caridosa Madeleine, esposa ainda muito jovem do moleiro Cadet Blanchet, seguia para a fonte, com o intuito de lavar suas roupas e, ao chegar lá, deparou-se com uma bela criança, sentada em sua tábua de lavar roupas, brincando solitária; a criança em questão encontrava-se muito mal vestida e lhe era totalmente desconhecida.

Ela começa então a conversar com o garotinho e fica sabendo que seu nome é François e que todos o conheciam por François, o champi, já que ele era órfão de pai e mãe e estava sendo criado por Zabelle (Isabelle Vigot), uma mulher de cinquenta anos que recebia uma pequena pensão do governo para cuidar do menino; eles estavam morando numa casinha alugada , que ficava nas dependências do moinho de Cormoeur, que pertencia ao marido de Madeleine.

A partir daquele instante estabelece-se uma relação de intenso amor entre o menino e a bela e bondosa Madeleine, que passa então a ajudar François e Zabelle com o dinheiro que recebia de suas costuras, desafiando seu próprio marido e, principalmente sua sogra desalmada, que simplesmente detestava o pequeno François, pelo simples fato dele ser um “champi”; no entender dela, todos os “champis” tornavam-se mais tarde vagabundos ou bandidos perigosos.

Com o dinheiro escasso e com medo de ser despejada, Zabelle aliou-se com a terrível sogra de Madeleine, que prometeu pagar-lhe seis meses de aluguel adiantado, desde que ela se livrasse de François de uma vez por todas, enviando-o ao orfanato. Contudo, enquanto esperava pela carruagem que levaria o menino ao seu terrível destino, o pobre garoto começou a chorar e gritar e ela desesperou-se e bateu fortemente em sua cabeça com uma pedra grande.

Por sorte, Madeleine passava perto dali naquele mesmo instante e, ouvindo os berros do pequeno François, tratou logo de correr para salvá-lo. Ela pegou todo o dinheiro que possuía e deu para Zabelle, que comprometeu-se a criar aquela pobre criança com todo o amor e carinho que lhe era merecido.

Daquele dia em diante, François passou a ter não apenas uma, mas duas mães para amá-lo e olhar por ele.

Mesmo assim, ele jamais deixaria de ser um champi”!

O resto, só lendo muito!

Uma história realmente emocionante, capaz de sensibilizar o coração mais empedernido; seu final é simplesmente de tirar o fôlego.

Para quem ainda não conhece esta autora magnífica: seu verdadeiro nome era Amandine Aurore Lucile Dupin; ela resolveu adotar o pseudônimo de George Sand para poder escrever com mais liberdade e também ser melhor aceita no meio literário da época.

Não posso deixar de parabenizar a Liliane Mendonça, por seu brilhante trabalho de tradução.

Digno de 5 estrelas

Espero que vocês realmente tenham gostado.

Um xandylhão de beijos no coração de cada um de vocês!

Alex André (Xandy Xandy)

2 comentários sobre “François – O Menino Abandonado – George Sand

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s