Ana Karênina – Tolstói

“Todas as famílias felizes são parecidas.
As infelizes são infelizes cada uma a sua maneira.”

Imagem relacionadaCom esta frase de impacto inicia-se mais um grande clássico da literatura mundial,  que somente um autor com a genialidade e o talento de Lev Tolstói conseguiria criar; sua história é ambientada na Rússia czarista do início do século XIX e é marcada por inúmeras tragédias, amores impossíveis, perdas e muita dor.

Tudo começa em Moscou, quando uma grave crise conjugal entre Stiva (irmão de Ana Karênina) e a princesa Dolly, força Ana Karênina a sair de São Petersburgo e ir até Moscou, com o intuito de tentar salvar o casamento do irmão. A relação entre o casal deteriorava-se a cada dia que passava, motivada pelo adultério cometido por Stiva.

Entre bailes e diversos compromissos da nobreza, Ana conhece o Conde Vronski e não demora muito para que a paixão tome conta do coração de ambos. Neste ponto é que começam os problemas do casal apaixonado, pois Vronski está comprometido a casar-se com a jovem Kitty, irmã de sua cunhada Dolly, e Ana já é casada com Alieksiei Karênin, um homem deveras honrado, que ocupava um dos mais altos cargos do Ministério.

Mesmo com todos estes empecilhos, o casal enamorado decide ficar junto.

Vronski termina então seu compromisso com Kitty, que mais tarde inicia um tórrido romance com Liêvin, um proprietário de terras que vivia num verdadeiro dilema sobre como liderar seus funcionários e expandir ainda mais seus lucros – durante grande parte da narrativa, Tolstói faz inúmeras explanações sobre a política russa e a agricultura.

Ana, por outro lado, pede o divórcio ao seu marido, contudo, como era o costume da época, o mesmo não aceita, obrigando o casal apaixonado a viver uma relação adúltera e proibida, sendo alvo de preconceito da nobreza e da sociedade russa da época.

Ana também é proibida por Alieksiei de ter qualquer contato com o filho e, a cada dia que passa, sua angústia só vai aumentando…

Será que ela encontrará a paz interior e conseguirá ser feliz ao lado de Vronski? Ou acabara definhando, sufocada na própria teia enredada por ela mesma, ao assumir seu amor pelo belo conde?

Para obter estas e outras respostas, só lendo muito!

Como na maioria dos livros considerados “clássicos”, a linguagem é bastante rebuscada e a leitura não é nenhum pouco dinâmica, podendo até ser considerada monótona por alguns, já que Tolstói  descreve minuciosamente o panorama político do início do século XIX.

Digno de 5 estrelas.

Esperamos que tenham gostado.

Um xandylhão de beijos no coração de cada um de vocês!

Alex André (Xandy Xandy)
&
Ana Paula

4 comentários sobre “Ana Karênina – Tolstói

  1. Alex, boa noite, aqui de Portugal. Posso ser atrevida e fazer um pedido? Tenho uma seguidora do meu blog que procura em vão o livro” Dionisio, imagem arquetipica da vida indestrutível ” de Carl Kerényi. parece que só se vende aí no Brasil, será possível obter alguma resposta sobre isto?
    Agradeço desde já toda a disponibilidade.
    obrigada e um beijo,
    Mia

    Curtido por 1 pessoa

    • Mia querida, como você está? Saudades de ti, amiga?
      Procurei o livro em questão, só que ele encontra-se esgotado na editora, neste momento. Estava por apenas R$ 39,00.
      Aconselho esta sua amiga a esperar um pouquinho, pois no sebo este livro está custando uma verdadeira fortuna: R$ 310,00.
      Se mesmo assim ela ainda estiver interessada, você pode passar o meu email de contato direto para ela: alexamor@globo.com

      Grande beijo e lindo final de noite para ti, amiga!

      Curtir

Deixe um comentário