Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur

Com um título um tanto quanto original, para dizer o mínimo, Outros jeitos de usar a boca é a tradução pouco convencional de Milk and Honey e pode surpreender o leitor quando este notar que se trata não de um romance erótico, mas sim de uma coletânea de poesias.

Uma fã assídua da prosa, confesso, envergonhadamente, que não possuo muitos livros de poesia na minha estante, embora aprecie ler um bom poema de vez em quando. O que me atraiu para esse livro, portanto, foi o fato de já ter visto (e adorado) alguns de seus poemas postados na internet por leitores anteriores a mim, e garanto que não me arrependi da compra.

Como previsto pelo título, a obra contém, de fato, um certo erotismo em alguns de seus poemas. Mas não pense que esse é o foco da autora: Com uma forte veia feminista, o livro fala também sobre relacionamentos abusivos; machismo; amor; traição; alcoolismo, racismo;, padrões de beleza e muito mais. Tudo isso na forma de versos simples e curtos, porém incrivelmente tocantes e envolventes.

Com temas interessantes e uma linguagem e método de abordagem leves e simples, eu terminei o livro em meio hora, sem conseguir desgrudar dele. A obra também aumentou o meu já existente interesse pela poesia (tanto para ler quanto para escrever) ao retirar certos estigmas que o gênero possui, como o de ser complexo, comprido ou denso, mostrando-me que poesia é tudo aquilo que se sente e tem sonoridade, podendo ser também fácil, curto e leve. Perfeito para feministas, amantes da poesia e, mais ainda, para quem é os dois, a única obra de poesia agora presente na minha lista de livros favoritos recebe meu 10.

By Ana Beatriz

 

 

Deixe um comentário

