Nove Autores – Nove Histórias

Nenhum texto alternativo automático disponível.Boa tarde, querida Família Lendo Muito.

Trago-vos uma resenha mais do que especial para esquentar um pouco a tarde de todos. Trata-se do incrível “Nove Autores – Nove Histórias“, fantástico livro escrito por nove talentosíssimos autores, que eu adquiri por acaso em um sebo.

Como todos nós já estamos cansados de saber, o 9 é um algarismo que está muito enraizado em nossa vida, já que são 9 os meses de gestação de nós, humanos.

Quando falamos de matemática o 9 se faz ainda mais presente, já que o triângulo retângulo tem 90 graus e também utilizamos muito a prova dos 9, não é mesmo?

No futebol, o próprio jogo tem 90 minutos e o grande responsável pelos gols é aquele que veste a camisa 9.

Já nas lojas de 1,99 efetuamos compras de miudezas por um preço bem acessível.

Para os numerólogos, isso também não poderia ser diferente, já que para eles, o 9 representa o fim e o início de um ciclo.

Neste livro, nove grandes autores aceitaram o desafio um tanto quanto ingrato de darem destaque ao número 9, transformando o tão representativo algarismo em tema recorrente para seus contos. Cada um escolheu um gênero bem diferente do outro, desde terror, drama até o humor. No final das contas, as nove histórias ficaram realmente divinas.

São eles:

Andrea Arcadas 1,99

Lara Martins – CHEIO DAS NOVE HORAS

Leonardo Richner – GATO PRETO NA LUA CINZENTA

Nathalie Lourenço – O NONO

Pedro Magalha – RETÍCULO

Pedro Tancini – ALGUMAS HISTÓRIAS QUE PODERIAM SER HISTÓRIAS SOBRE PÁSSAROS

Safira Lyra – NOVE SEGUNDOS

Simone AZ – CAMISA 9

Viviane Adade – 90 MINUTOS

Para dar um destaque maior, escolhi duas histórias que mais chamaram a atenção:

1 – O NONO, da Nathalie Lourenço
O casal Mariene e Cassiano já possuiam oito filhos e o nono estava a caminho. Todos os filhos anteriores tinham recebido o nome iniciando pela letra G, e este também não podia ser diferente.

O pai de Mariene tinha medo do neto, antes mesmo do seu nascimento, pois achava que aquela criança era “filha do tinhoso”. Espalhou um saco inteiro de sal grosso pela casa, procurou uma mãe-de-santo para tentar fazer a filha abortar espontaneamente e até um enorme crucifixo na barriga da filha ele passou.  Tudo com o intento de evitar o nascimento do nono neto!

Glauber veio ao mundo assim mesmo, como todas as crianças. Ou melhor, como quase todas, pois ele era muito cabeludo, com vários pelos nas mãos e nos pés, e seu dedo mindinho era colado ao outro.

Alguns acidentes passaram a ocorrer, conforme o pequeno Glauber crescia. Mas tudo não passava de mera coincidência. Ou será que não?

2. CAMISA 9, da Simone AZ
O Brasil ganhou com extrema facilidade a copa de 70; 90 milhões de pessoas comemoravam aquele título ao som de Pra Frente Brasil, todavia, o povo não fazia ideia do que ocorria no nosso país tupiniquim.

Pessoas eram torturadas em porões úmidos, até confessarem seus crimes. Algumas, cansadas de tanto sofrimento, confessavam até o que não tinham cometido. Uma destas pessoas presas foi o irmão de Jenifer, preso por subversão, palavra que ela nem fazia ideia que existia.

A preocupação de Jenifer era tão grande, a ponto da menina querer completar o álbum de figurinhas da copa do mundo para presentear o irmão. Faltava justamente a figurinha do Tostão, nosso camisa 9.

Ela faria de tudo para obter aquela figurinha, até mesmo…

O resto, só lendo muito.

Fico muito feliz em saber que a nossa literatura brasileira está se renovando a cada dia que passa, e que muitos autores talentosos estão surgindo.

Este livro é uma prova disto.

Digno de 5 estrelas.

Espero que todos tenham gostado.

Um beijo no coração de cada um de vocês!

Alex André

Anúncios

2 comentários sobre “Nove Autores – Nove Histórias

  1. Amei a resenha, tanto que até mesmo eu (que, como sabe, prefiro romances a contos) fiquei curiosa para ler esse livro, especialmente o segundo conto que destacou, não só por tratar da ditadura militar no Brasil (um assunto que, embora triste, julgo muito interessante), mas também porque adoraria saber o que a garota vai fazer para obter a figurinha! Parabéns como sempre, beijos da sua Irmãzinha Baunilha 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s