O DEVORADOR – Lorenza Ghinelli

Resultado de imagem para livro o devorador“Não encare. Não o procure. Se você acreditar, ele te verá.”

 

É com esta frase sorumbática que iniciarei a minha resenha do livro O Devorador, da autora Lorenza Ghinelli, querida Família Lendo Muito.

A história toda é narrada em dois períodos bem distintos: 1986 e 2006.

1986 – Denny, de apenas 7 anos,  era vítima de bullying pelos colegas da escola. A culpa de tudo era por ele ser filho de uma mãe viciada em comprimidos, que nunca saía da cama, e por causa de seu pai, um bêbado e espancador, que todos diziam também ser louco.

Cansado de ser maltratado pelo pai e pelos outros alunos, Denny, sem conseguir compreender como (eu confesso que também fiquei sem entender), traz à vida, um ser que seu pai havia pintado em uma das telas, durante um de seus ataques de fúria. Este ser era O Homem dos Sonhos, um velho maldoso, vestido em andrajos, que nunca desgrudava de sua bengala.

O Homem dos Sonhos se intitulou então “irmão” de Denny e disse que faria de tudo para vingar-se daqueles que maltrataram seu “irmãozinho”…

2006 – Os amigos Filipo, Francesco,  e Lucca, são meninos desbocados e marotos, que acabam um dia por maltratar Pietro, um garoto especial, portador da síndrome de Arperger, um raro tipo de altismo. Pietro é dono de um Q.I. elevado e usa seus desenhos para comunicar-se com as pessoas.

Um a um, todos os garotos que maltrataram o pobre Pietro começam a morrer misteriosamente, inclusive Dario, o irmão de Pietro que não o defendera. O caso é tratado pela imprensa como “Arquivo X da cidade de Rimini”, pois apenas as roupas e os sapatos dos meninos foram encontrados: parecia até que os corpos haviam se desintegrado totalmente…

Pietro sabia bem quem era o culpado por aquelas mortes misteriosas: aquele velho assustador que invadia sempre seus sonhos, transformando-os em horríveis pesadelos. Em um de seus desenhos ele até retratou aquele velho horrível, ao lado dos quatro garotos mortos.

Assim que Alice, sua terapeuta, viu aquele desenho, um terror de gelar a espinha toma conta de todo o seu corpo, fazendo-a lembrar-se de quando tinha apenas 8 anos e era amiga de Lucrezia Contini, uma das crianças que maltratava Denny na época. Ela viu a amiga “dissolver-se” na sua frente e só conseguiu se salvar porque Denny ordenara para O Homem dos Sonhos poupar sua vida, já que ela era uma das únicas crianças que  jamais mexera com ele.

Agora, ela sabia que para evitar mais mortes e deter aquele ser sinistro e diabólico ela só tinha uma saída: encontrar Denny, custe o que custar. Ela e Stefano, seu namorado, vão à polícia, em busca de informações, mas ninguém sabe do paradeiro do perturbado garoto, ou de seu “irmão”.

Será que Denny ainda está vivo? Será que ele também não foi uma vítima do Homem dos Sonhos?

Para responder esta e outras perguntas, só lendo muito!

A leitura flui fácil, pois os capítulos são bem curtos (entre 3 e 4 páginas, no máximo), o que acelera e muito o ritmo da leitura. Por ser um livro super badalado, eu confesso a vocês que esperava um pouco mais, pois a autora tinha um ótimo enredo nas mãos, todavia, deixou a história degenerar da metade para o final. De uma boa história de terror, acabou por transformar-se em um suspense mediano.

O livro não chega a decepcionar de todo, mas também não posso dizer que empolgue muito.  Parece-me que a própria autora não tratou a história com o devido respeito que ela merecia.

Atribuo 3/5 estrelas.

Espero que tenham gostado.

Um beijo enorme no coração de cada um de vocês!

Alex André

 

Anúncios

2 comentários sobre “O DEVORADOR – Lorenza Ghinelli

    • Apesar do grande enredo que a autora tinha em mãos, ela não teve o cuidado que deveria ter com a história e, da metade para o final, tudo descambou, cara Lelê.
      Não é decepcionante, mas também não é empolgante. Se fosse para dar um nota, seria um 5,5.
      Um grande beijo e muito obrigado pela sua visita tão iluminada.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s