MANA MARIA – Antônio de Alcântara Machado

MANA MARIABoa Tarde, querida família Lendo Muito!

Pensem num clássico da literatura que fosse bem fácil de entender, sem toda aquela linguagem rebuscada e expressões difíceis. Ele existe sim e seu nome é Mana Maria.

O livro narra a história da paulistana Maria, que a partir da doença da mãe, Dona Purezinha, já começa por assumir os afazeres da casa. Com a morte precoce da sua mãe, mana Maria passa a ter domínio sobre tudo e todos na residência: cuida do funeral da mãe, resolve colocar sua irmã mais nova, Ana Teresa, em um colégio interno de freiras e administra as contas e os afazeres domésticos.

Seu pai, Joaquim Pereira, consulta a filha sobre tudo, desde a compra de um automóvel para a família, até o melhor médico para tratar Ana Teresa de escarlatina. E mana Maria sempre mostra-se muito capaz.

Contudo, mana Maria tem ciência da sua falta de beleza. Tanto é que resolve “masculinizar-se”: começa então a usar blusas mais fechadas e quase nenhuma pintura e, para fazer par com suas sobrancelhas muito grossas, adota óculos de lente grossas: uma verdadeira Frida Kahlo tupiniquim.

Mesmo com poucos atrativos, Dr. Samuel Pinto, que já tratara da doença de sua irmã, acaba por apaixonar-se perdidamente por ela, a ponto de procurar seu pai para pedir sua mão em casamento. Será que ela vai aceitar casar-se com o nobre médico ou vai continuar sendo apenas mana Maria?

O resto, só lendo muito!

Posso afirmar que gostei muito deste livro, apesar de achá-lo um tanto quanto incompleto, ou seja, parece que ficou faltando algo no final. Mesmo assim, não poderia dar uma nota menor do 9 para ele.

Espero que tenham gostado desta resenha.

Um beijo no coração de cada um de vocês!

Alex André

Anúncios

5 comentários sobre “MANA MARIA – Antônio de Alcântara Machado

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s