O orfanato da Srta.Peregrine para crianças peculiares-Ransom Riggs

Adaptado para as telinhas há pouco tempo e comentado por diversos booktubers e bloggers, O orfanato da Srta. Pergrine para crianças peculiares mescla aventura, sobrenatural, viagens no tempo e fotos bizarras sem ser fantasia, ficção científica ou terror.

A trama tem como protagonista Jacob, um típico garoto riquinho de 16 anos, ele trabalha obrigado em uma das farmácias da rede de drogarias pertencente à sua família, tem um único amigo e uma vida um tanto quanto pacata cujo diferencial se resume a uma única pessoa: seu avô, Abe.

Sempre muito ligado ao avô, Jacob crescera ouvindo as histórias fantásticas de Abe sobre ter crescido num orfanato repleto de maravilhas, onde as crianças pareciam ter dons inexplicáveis, embora o garoto tenha há muito deixado de acreditar nelas, ao ouvir do pai que aquela era apenas uma forma do mais velho suavizar sua infância marcada pelo sofrimento da Segunda Guerra, isso fez com que ele o idolatrasse ainda mais.

Apesar disso, Abe parece estar ficando senil, alegando ver os monstros descritos nas histórias que contava ao neto com uma frequência assustadora, Jacob decide visitá-lo para se certificar de que o outro esteja bem.

Oque tinha tudo para ser apenas mais um dia comum na vida do nosso protagonista acaba gerando uma reviravolta em toda a história: ao chegar lá, o menino encontra o avô, na floresta que se encontra nos fundos da casa, morrendo.O pior disso tudo? Jacob vê que quem matou seu avô foi exatamente o monstro descrito em suas narrativas.

A polícia justifica a morte como causada por  cães selvagens e um psicólogo afirma que Jacob está apenas passando por um caso agudo de estresse pós-traumático, imaginando coisas que não existem. Confuso, o garoto decide tirar essa história a limpo, viajando para a ilha onde ficava o orfanato em que seu avô morara, com o intuito de se convencer de uma vez por todas de que monstros e crianças com poderes sobre-humanos não existiam, desejando saber mais sobre o verdadeiro passado de Abe. Mas talvez o que ele descubra seja muito mais complexo do que as evidências de uma realidade comum e sem magia alguma.

Confesso que tinha altas expectativas para esse livro, não só pela sinopse que me atraiu, mas também pelos diversos elogios tecidos por quem já havia lido, e não me decepcionei. No começo o livro pode ser um pouco parado e não parecer nada demais, mas logo vemos que merece a fama tanto pelo enredo criativo com personagens secundárias fascinantes (que merecem ser melhor exploradas nos próximos volumes da saga, bem como o personagem principal), quanto pelas metáforas sobre crescimento, preconceito e aceitação. Uma obra que fala sobre a necessidade de se superar o passado, viver o presente e planejar o futuro de forma sutil e discreta, dou meu 8 e digo que não vejo a hora de comprar a continuação e assistir a adaptação.

By Ana Beatriz

Anúncios

6 comentários sobre “O orfanato da Srta.Peregrine para crianças peculiares-Ransom Riggs

  1. Ainda bem que gostou! a história é bem interessante sim, como disse, pode parecer um pouco parada no começo, mas não desista, porque depois fica bom demais *-*
    Espero que goste tanto quanto eu! Beijos ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s