O curioso caso de Benjamin Button – Francis Scott Fitzgerald

Bom dia, querida Família Lendo Muito!!!

A resenha que trago-vos hoje é a de um conto fantástico, que muitos de vocês já conhecem por terem assistido ao filme com Brad Pitt. Trata-se de O curioso caso de Benjamin Button, do fantástico escritor norte-americano Francis Scott Fitzgerald, e que escreveu obras magníficas como Suave é a Noite e  o Grande Gatsby.

Como seria a nossa vida, se nascêssemos velhos e morrêssemos bem jovens, ao contrário do que acontece na natureza? Seríamos vistos como uma aberração por parte de todos, inclusive por nossos pais?

É isso o que acontece quando o Sr.Roger Button vai até o hospital para conhecer seu filho recém-nascido e depara-se com um velho de barba enorme e branca, aparentando mais de setenta e cinco anos,  esperando por ele, dizendo-se seu filho. A partir daí, seu pai sente vergonha das enfermeiras e funcionários do hospital, por ter um filho que o constrange tanto por fugir aos “padrões da normalidade”. Não desiste, mesmo assim, de encará-lo como uma criança e quando foi obrigado a  comprar-lhe roupas para levá-lo para casa, já que nada do seu enxoval lhe servira, preferiu visitar o setor infantil ao adulto de uma loja e  escolher roupas de crianças maiores para o seu filho “idoso”.

O “bebê” da família Button ganha o apelido pejorativo de Matusalém e causa repulsa no próprio avô a princípio, mas depois eles acabam até fumando charutos juntos e discutindo assuntos relacionados ao que leram nos jornais. O Sr. Roger Button insiste para que o filho pinte seu cabelo branco e disfarce as rugas que lhe cobrem a face, para que ninguém o aponte como uma espécie de bizarrice, fazendo-o passar vergonha, pois ele era um membro influente na sociedade da época. Mesmo assim, nunca esquecia de trazer-lhe brinquedos condizentes com a sua idade; matriculou-o em uma escola infantil, até perceber que o filho não conseguia acompanhar o ritmo das crianças, além de sentir muitas dores nas costas, tal qual um verdadeiro idoso.

Uma mudança começa a acontecer com Benjamin Button a partir dos seus 12 anos, pois ele começa a notar que seus cabelos já não são mais tão brancos, as rugas estão desaparecendo e ele sente mais disposição para atividades: ele começa a rejuvenescer!

Ele experimentará emoções tão intensas e aventuras nunca sequer imaginadas por qualquer ser humano “normal”…

O resto, só lendo muito!!!

O livro é uma crítica à sociedade e os parâmetros do que é normal e do que não é normal para a nossa sociedade. Apontamos sempre o dedo para o diferente, para o que destoa do que definimos como certo e como errado. Esta foi a mensagem que o autor quis passar nas poucas páginas deste conto.  E o que li, me fez perceber o quanto F. Scott Fiztgerald era genial, pois eu consegui me colocar no papel de Benjamin Button em todos os momentos da história. Nota 1000.

Alex André

Anúncios

5 comentários sobre “O curioso caso de Benjamin Button – Francis Scott Fitzgerald

  1. Eu preciso dizer que eu achei esse filme o mais inteligente da face da terra. Não li o livro, mas a história é fantástica. Achei super interessante e muitas vezes me vi perguntando se não era melhor nascer “velho” e ir rejuvenescendo, porque quando você chegar na “flor da idade”, talvez você tenha mais maturidade do que ao contrário. Sei lá, é só uma ideia.
    Vou procurar o livro pra ler. Se eu gostei do filme, imagina do livro que sempre é muito mais completo que filme.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu adoro o filme Alex querido e confesso que não sabia da existência do livro… Já li O Grande Gatsby do autor e adorei sua escrita, adicionarei esse à lista de leituras pois adoro essa história e com sua resenha fiquei ainda mais curiosa para realizar a leitura hehe.
    A história como um todo eu acho extremamente curiosa e inteligente e o filme é lindo, então eu fico imaginando o livro…
    Um grande beijo pra ti

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s