Quase-Adulto – Jim Eldridge

Baseado no roteiro original de Noel Clarke para o filme Juventude Rebelde

Katie tinha tudo para ser a garota mais popular na escola – era bonita, inteligente e magra. Mas isso incomodava muito Shaneek e Carleen, as grandalhonas. Elas espancavam a garota a todo momento, sem que ninguém fizesse nada para impedi-las. Seu pai não se preocupava com nada além dele mesmo, nem mesmo com as reclamações da mãe de Katie, que desconfiava que sua filha estava sendo agredida por outros alunos na escola, e seu irmão ficava apenas deitado no sofá…

Alisa descobrira que está grávida de Trife, jovem que ela namorava, mas que era envolvido com o tio muito perigoso, envolvido com armas. Trife não aceitou bem a gravidez da namorada, por ouvir boatos que ela já saíra com Sam, valentão da escola…

Sam não passava de um sádico, que alegrava-se em pôr medo em todos e fazer da vida de todos um inferno. Tinha seu grupo de seguidores, capazes de fazer qualquer coisa por ele…

Beck, a melhor amiga de Alisa, andava envolvida com drogas e se prostituía para conseguir dinheiro. Ela namorava com um traficante com o dobro da idade  dela…

Em meio a este mar de escândalos e violência, as histórias destes jovens londrinos entrelaçam-se, quando Katie, no auge dos seus quinze anos, não vê uma saída e  prefere suicidar-se para dar um fim ao seu sofrimento mudo. E em menos de vinte e quatro horas da morte da jovem, uma verdadeira avalanche irá passar na vida de todos e qualquer um deles poderá matar ou mesmo morrer. Para isso, bastará uma simples palavra ou mesmo um olhar para a pessoa errada…

O resto, só lendo muito!!!

Um drama moderno, profundo e violento sobre a vida dos adolescentes que sofrem bullying na escola, e as escolhas que estes mesmos adolescentes fazem ou deixam de fazer.

Gostei muito deste livro – comprado numa máquina de livros do metrô -, mas confesso que achei o livro um tanto quanto incompleto. O autor não preocupou-se em ser descritivo, ou seja, pareceu-me que ele apenas pegou as informações básicas do roteiro original do filme e tentou escrever seu livro em forma de roteiro também, esquecendo-se que o leitor não tem o recurso da imagem para orientá-lo. Alguns trechos ficaram bem vagos, o  que é uma pena, já que ele tinha um excelente enredo nas mãos – bullying  e violência juvenil – e poderia ter escrito uma história bem mais completa e impactante. Mesmo assim, dou nota 7,5 para este livro. Vou procurar assistir  Juventude Rebelde para comparar com o livro.

Alex André

 

Anúncios

2 comentários sobre “Quase-Adulto – Jim Eldridge

  1. Adorei a resenha Alex querido… Fiquei curiosa para ler está história… Creio que seja um livro que retrata bem a realidade em que vivemos, é uma pena que o autor não tenha se aprofundado mais na história :/
    Um beijão pra ti e tenha um ótimo domingo!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s