Tag : Que livro você está lendo?

Boa tarde (ou boa noite para quem está em outro país), querida Família Lendo Muito.
Pessoas tão queridas têm me convidado para responder Tags – algo que eu amo de paixão, por aproximar-me ainda mais de vocês – e eu não conseguia arranjar um tempinho vago.
Essa semana começou mais tranquila e eu resolvi tentar colocar em dia todas as Tags atrasadas. Começo com a Tag: Que Livro você está Lendo, que  minha doce amiga e parceira de publicações aqui do blog,  Jacky Bastos indicou-me para responder.

A pessoa que foi marcada deverá criar um post do livro que ela está lendo ou de alguma obra que queira recomendar para alguém. Pode ser aquele livro que marcou a vida dela ou simplesmente queira compartilhar boas leituras. Ela deve inserir uma resenha do livro (pode ser simples) e indicar dois blognautas a lerem a obra, certo?

As regras são simples:

  1. Inserir resenha do livro.
  2. Indicar dois blogs afins para que eles possam contar que livros leem ou indicam.
  3. Avisar ao blog que ele foi citado no post, lhe enviando o link do post.
  4. Avisar ao blog que te indicou lhe enviando o link em agradecimento.

Afinal a leitura é a forma mais eficaz de viajar sem sair do lugar.


Eu estou com leituras comprometidas por uns dez anos, no mínimo, sem qualquer exagero. O livro que eu estou lendo, neste momento, é Exorcismo, de Thomas B. Alley. Como eu ainda não estou muito próximo de terminá-lo, quero indicar um livro que eu amei e que tenho certeza que todos irão apaixonar-se pela história. Trata-se de Casa de Bonecas, um clássico da literatura universal, magistralmente por Henrik Ibsen.

 

Durante a vida toda, a maioria das mulheres será sempre tratada como um objeto, ou um simples brinquedo. Muito poucas vezes serão tratadas com amor, respeito, que é o que merecem.

E nessa história, Nora não é diferente da maioria das mulheres. Quando pequena, foi tratada como mais uma boneca cara que seu pai comprava-lhe para que brincasse na sua casa de bonecas.

Ao crescer e então casar-se como Helmer, nada disso mudou. Seu marido a tratava como um bibelô; enchendo-a de presentes e chamando-a sempre por diminutivos carinhosos como  “meu esquilinho” e “minha cotoviazinha”. Controlava o número de caramelos que ela podia comer, já que podiam estragar seus dentes.

Na véspera de natal, Nora recebeu a visita de sua amiga Cristina, que ficara viúva e que precisava trabalhar para se sustentar, já que o marido perdera toda a fortuna.  Aos olhos de Cristina, a amiga nunca fora mais do que uma garota mimada, fútil e que só preocupava-se com roupas e presentes. Nora revela então a amiga que, enquanto ficara com Helmer na Itália, para que ele se tratasse e se recuperasse de uma grave doença, ela teve que assumir uma dívida às escondidas, para custear toda a viagem, hospedagem e os remédios do marido. E que aos poucos, ela vinha saudando mensalmente a dívida, para que seu marido não descobrisse.

Krogstad, a quem Nora recorrera para realizar o empréstimo, também visitou-lhe na véspera de natal, mas com a intenção de confrontá-la, já que descobrira que Nora havia falsificado a assinatura do pai morto, para avalizar seu empréstimo. Ao descobrir, pela boca de Nora, que Cristina teria um lugar no banco e que ele seria demitido, ele chantageia Nora, prometendo contar tudo ao marido, caso ele fosse demitido.

Nora, em seu desespero, fala com o marido e tenta interceder em favor do seu algoz, mas Helmer é irredutível; afirmando que está mandando Krogstad embora, porque ele havia falsificado uma assinatura em documentos importantes; crime que ele achava hediondo e imperdoável e que não havia perdão ou justificativa para tal ato, mesmo ele sendo um ótimo funcionário.

Um novo encontro de Krogstad com Nora ocorre, porém, dessa vez,  Krogstad veio avisar-lhe que havia enviado uma carta endereçada a Helmer, onde expunha toda a gravidade do seu ato. Ele deixa bem claro que não estava interessado em dinheiro, mas em vingança e mesmo que Nora viesse a pagar-lhe tudo o que ainda lhe devia, não adiantava mais.

Os acontecimentos que se seguem foram tão marcantes, que só a partir daí Nora então despertou para a vida, que se descobriu mulher de verdade…

O resto, só lendo muito…

 

Quero agradecer novamente a minha querida amiga Jacky por ter se lembrado de mim. Eu vou indicar a queridíssima Nath, do blog Only Secreat Dreams e a doce Chris Fonseca, do blog Por Christina Fonseca.
Espero que tenham gostado, porque eu adorei.
Um beijo no coração de cada um de vocês.
Alex André
 

10 comentários sobre “Tag : Que livro você está lendo?

  1. Querido amigo, muito obrigada por me indicar para responder essa tag e por se lembrar de mim *-* fico muito feliz e adoro responder tags hehe. Adorei está tag e fiquei mega curiosa neste livro que tu indicou…
    Um beijão para ti e tenha uma ótima noite!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

