A chuva antes de cair – Jonathan Coe

Passando em frente às máquinas de livros da Sé, deparei-me com um livro que tinha uma moça segurando a coleira de um cão na capa. A capa chamou tanto minha a atenção que resolvi comprá-lo. Depositei duas moedas de R$ 1,00 e ele caiu (esse sistema deve ser aperfeiçoado na minha opinião, pois muitas vezes estraga a capa dos livros).

A capa para quem quiser saber, tem tudo a ver com o livro, já que dois cães farão parte importante da história, em períodos bem diversos.

 A história começa com a morte da senhora Rosamond, de 73 anos; que fora encontrada morta em sua residência pela Dra. May, sua médica. Como não tinha filhos, ela acabou por deixar seu espólio para Gill e David, e para Imogen, uma moça deficiente visual, que era neta de sua prima Beatrix. Sua sobrinha Gill estava encarregada de encontrar Imogen, porém ninguém fazia ideia do paradeiro dela  há anos.

No gabinete onde Rosamond fora encontrada morta, Gill encontra uma verdadeira bagunça:  vinte fotos espalhadas pelo chão; um gravador e quatro caixas de fita cassete; um copo de uísque quase vazio e um frasco de diazepam completamente vazio; o que dava a entender que a tia  havia cometido suicídio.

Gill leva então as fitas para sua casa e, ao lado das filhas, começa a ouvi-las uma a  uma. E a partir deste momento, Rosamond é quem assume toda a narrativa da história. Ela narra, de forma minuciosa, o que notava em cada uma das vinte fotos que ela selecionara. Narrava diretamente para Imogen o que ela estava vendo e o que acontecia naquele período em que cada foto foi tirada. Um a um, todos os segredos de família vão sendo revelados.

“Todos sorriem nas fotografias. É por isso que nunca devemos confiar nelas.”

No final do livro, ficará bem claro para todos que essa afirmação de Rosamond está mais do que correta!

O resto, só lendo muito…

Um livro escrito em flashback, que nos faz querer devorá-lo. O drama e o suspense são crescentes. Nota 8,5.

Um beijo no coração de todos!

Alex André

 

Anúncios

9 comentários sobre “A chuva antes de cair – Jonathan Coe

  1. […] Eu adoro escrever resenhas, mas não as escrevo com o intuito de informar vocês sobre a linguagem utilizada ou mesmo sobre o modo de escrita de cada autor. Minhas resenhas são feitas com o intuito maior de despertar o interesse de leitura nos livros que já li. E esse objetivo eu sinto que foi atingido com A Chuva Antes de Cair, de Jonathan Coe. [resenha] […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s