UMA AVENTURA PARISIENSE E OUTROS CONTOS DE AMOR – Guy de Maupassant

 

 Muitos podem acreditar que trata-se apenas de mais um resenha comum de contos amorosos, com histórias de amores puros, ardentes e que sempre terminam em casamentos com muitos filhos e finais felizes.

Só que esta magnífica coletânea trata de formas bem distintas de amor: mulheres desesperadas, que são capazes de tudo para encontrar sua alma gêmea; homens golpistas, sem caráter, que casam apenas por causa do dinheiro das mulheres; uma família que decide, a todo custo, casar sua filha com sérios problemas mentais; a paixão de um velho pescador pelo rio que conhece desde os tempos de criança.

“Uma aventura parisiense” é um conto bem interessante, sobre uma mulher casada, que achava sua vida monótona, comum e que sentia vontade de experimentar os prazeres da vida noturna, de se tornar uma mulher devassa. Ela resolve então por em prática o que vem sonhando a tanto tempo:  Engana o marido e segue até Paris; lá, conhece então um escritor famoso e oferece seu corpo a ele por uma única noite, como uma verdadeira prostituta…

“A Empalhadora” é uma história muito triste, a respeito de uma velha senhora, que ao morrer, deixa toda a sua fortuna para o homem que ela conheceu e amou desde pequena, mas que jamais tomou conhecimento de seus nobres sentimentos…

“A cabeleira” é um conto fantástico, sobre um homem apaixonado por móveis antigos. Ao comprar um relógio antigo, ele acaba por encontrar uma vasta cabeleira loura, escondida atrás do relógio. Ele passa a nutrir uma paixão louca, surreal por aquela cabeleira, sonhando em possuir a dona daqueles  cabelos… 

Um livro magnífico, de um autor fantástico, que escreveu a verdade sobre as mulheres que ele conheceu na sociedade parisiense de seu tempo; mulheres essas que ele considerava fúteis, frívolas e que arruinavam os homens que se apaixonavam por elas.

Guy de Maupassant concluiu sua vasta obra em apenas dez anos. Morreu em um manicômio aos 42 anos, após tentativa de suicídio provocada pelo seu transtorno bipolar e por sua Sífilis avançada. É considerado um dos maiores escritores franceses de todos os tempos. 

Espero que tenham gostado.

Um grande beijo no coração de todos!

Alex André

Anúncios

7 comentários sobre “UMA AVENTURA PARISIENSE E OUTROS CONTOS DE AMOR – Guy de Maupassant

  1. Alex, você me perdoa se eu discordar de você?
    Eu sei que Guy de Maupassant é um escritor consagrado na literatura francesa, sei que ele tinha uma veia irônica e não faz outra coisa que não contar um pouco sobre o que se pensava sobre as mulheres naquela época…
    Mas detestei a visão absolutamente machista dele, colocando a mulher como um ser menor, interesseiro, falso…
    Para mim, era um homem triste e frustrado.
    Não gostei desse livro e não me animei a ler outras obras dele.
    Beijo grande, com carinho (mesmo discordando nesse caso, continuo te admirando…)!
    Um lindo domingo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s