A CABANA DO PAI TOMÁS – Harriet B. Stowe

A nossa história começa nos Estados Unidos, em 1852, pouco antes da Guerra da Secessão. Pai Tomás e sua família eram escravos de Arthur Shelbi, no Kentucky. A vida na fazenda de Shelbi não era das piores, se comparada com a de outros escravos de fazendas vizinhas já que ele e sua família nunca foram mau tratados ou espancados por seu dono. Mas Shelbi contrai tantas dívidas que é obrigado a vender parte de seus escravos, e entre eles está Pai Tomás.

Ao ser comprado pela família St. Clare, ele é obrigado a separar-se de sua esposa e filhos. Na nova propriedade, ele desperta o carinho da pequena Eva, filha do Sr. St. Clare. A menina torna-se um pequeno anjo na vida de Pai Tomás, trazendo um pouco de alegria para o bondoso escravo que sentia tanta saudade da sua família.

Entretanto, com a morte precoce de Eva e, posteriormente, a morte do Sr. St. Clare, sua esposa não vê outra saída que não seja vender o seu tão bondoso e prestativo escravo. E quem fica com Tomás é Simon Legree,  um alcoólatra muito conhecido pela violência com que trata seus escravos.

Tomás passa a ser surrado todos os dias, sem qualquer motivo. A violência dos castigos é tanta que acaba por…

O resto, só lendo muito…

 

Muito folclore cerca  esta obra magnífica até os dias de hoje.

  1. A autora teria escrito o livro não com intuito de conseguir a abolição da escravatura, mas apenas para conseguir dinheiro para comprar um vestido novo.
  2. O presidente Abrahan Lincoln teria acusado a autora de ser a responsável por deflagrar a Guerra da Secessão.
  3. Alguns espíritas também acreditam que a autora e seu marido eram médiuns e ela teria usado um espírito para ditar-lhe a história toda.
  4. O personagem Pai Tomás também não seria visto com bons olhos por líderes de movimentos negros, já que no livro era apenas um exemplo de humildade e submissão. 

Ganhei este livro de presente de aniversário de doze anos e posso dizer que ele me marcou para sempre. Tive consciência que o racismo é a pior chaga da humanidade e passei a sonhar com uma sociedade igualitária. Nota 9.

Alex André

Anúncios

8 comentários sobre “A CABANA DO PAI TOMÁS – Harriet B. Stowe

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s