O beijo das sombras (Academia de Vampiros)-Richelle Mead

O primeiro volume da saga que virou filme, O beijo das sombras, inicia a famosa Academia de Vampiros nos surpreendendo, já que, contrariando por completo o esperado, a protagonista, Rose, não é uma vampira, mas sim a melhor amiga de uma, uma dampira.

Nesse novo universo criado por Richelle Mead os famosos sugadores de sangue se dividem em dois: os Moroi e os Strigoi. Os Moroi seriam os vampiros “do bem”, eles jamais matam ninguém, tomando apenas a quantidade necessária de sangue, são mortais e conseguem fazer magia com os quatro elementos, embora nunca a usem para o mal. São eles que estudam na Academia São Vladimir.

Os Strigoi, por outro lado, representariam os vampiros “do mal”. Descritos como “o pior estereótipo de vampiros”, Moroi se tornam Strigoi ao matarem outro Moroi, e assim alcançam a imortalidade, além de força e agilidade sobrenaturais. No entanto, eles são ainda mais pálidos, tem os olhos avermelhados e são incapazes de pisarem em solo sagrado ou praticarem magia. Precisando de uma quantidade cada vez maior de sangue para manter a imortalidade, representam um constante perigo aos Moroi.

A parte disso, se encontram os dampiros: junção de humanos com vampiros Moroi, eles são mais ágeis e mais fortes que humanos comuns, além de ter sentidos mais apurados, embora comam alimentos humanos ao invés de sangue. Eles não conseguem se reproduzir entre si, apenas com os Moroi ( com os quais costumam ter casos passageiros, especialmente as mulheres). Graças a isso e ás sua naturais habilidades de guerra, eles treinam desde pequenos na Academia São Vladimir para protegerem os Moroi dos Strigoi ou qualquer outra ameaça que porventura venha a aparecer.

No meio disso tudo se encontram Lissa e Rose. A primeira, logo após ter perdido os pais e o irmão mais velho num trágico acidente de carro, se tornou a herdeira de uma das mais poderosas famílias da realeza Moroi.

Rose, por outro lado, tem como mãe uma das mais famosas e corajosas dampiras conhecidas, e, por isso, foi praticamente criada pela escola. Por isso, é melhor amiga de Lissa desde a infância e sonha em ser tornar a dampira guardiã dela quando se formar, tendo com ela um laço surpreendentemente forte.

Esse laço chega, inclusive, a se tronar psíquico, já que Rose é capaz de entrar na mente de Lissa e sentir e ver tudo como ela. Este, no entanto, é apenas o começo dos poderes nada comuns (até mesmo para um Moroi) de Lissa. É então que elas acabam se dando conta do perigo em potencial que esses diferentes poderes representam, e decidem fugir da escola por conta disso.

Tudo vai bem, mas inevitavelmente os guardiões da escola as encontram, obrigando-nas a voltar. Entre eles está Dimitri, o belo e experiente treinador de Rose, vindo direto da Rússia. Por mais frio e distante que ele pareça, ela vai acabar descobrindo que aquele guardião exemplar tem um coração afinal.

Mas não é só de romances que é feita a volta á escola. Lá elas terão que lidar como fofocas, inveja e inúmeras regras por conta de sua fuga. E, ainda mais importante, elas começarão a entender que nem tudo é o que parece e que talvez haja muito mais a ser descoberto sobre os poderes de Lissa e o passado de Rose do que elas mesmas desconfiam…

Repleto de sobrenatural, com ótimas cenas de ação, leves momentos românticos e uma certa pitada de humor (em especial ao retratar a vida escolar), as personagens são adoráveis, com uma protagonista impulsiva, extrovertida e alegre, e uma personagem secundária incrivelmente emotiva e sensível. Indicado para qualquer um que goste de um bom livro de fantasia adolescente sobre vampiros…minha nota é 9.

By Ana Beatriz

Anúncios

3 comentários sobre “O beijo das sombras (Academia de Vampiros)-Richelle Mead

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s