A FILHA DAS NEVES – Jack London

Em pleno Alasca do final século XIX, teve início a corrida do ouro, na cidade de Klondike. Nesta época, os homens deveriam ser fortes, com coração de gelo, mas principalmente corajosos, já que havia brigas por qualquer motivo que se possa imaginar: por um  filão de ouro e até pela por um simples esbarrão no cassino local. 

Os índios eram expulsos de suas terras e suas mulheres eram sequestradas pelos brancos; eles não conseguiam compreender porque a cor da epiderme determinava quem eram os senhores e quem tinha que servi-los.

É para este ambiente extremamente inóspito e machista que Frona Welse, bela moça de vinte anos retorna. Ela ficara longe dali por três anos, graduando-se em Stanford, conhecendo as artes e a poesia. Mas ela não deixou de ser durona como seu pai, Jacob Welse, um visionário sem instrução, que montara seu negócio de distribuição de alimentos e era respeitado por todos na região. A única diferença entre os dois era o fato dela ser uma mulher, e admirar o lado aventureiro e a inteligência em um homem, não a força física e a coragem.

Frona conhece então dois homens bem diferentes: Vance Corliss, engenheiro de minas, corajoso e viril, e Gregory Saint-Vincent, de espírito aventureiro, que gabava-se de ter tentado a volta ao mundo pelo Alasca e a Sibéria; organizador de jogos e teatro amadores e que de tão agradável, era convidado para animar todas as festas; porém, era mal visto por todos os homens, já que era considerado um covarde.

Seu fascínio por Saint-Vincent é tamanho, que ela chega a recusar uma oferta intempestiva de casamento, por parte de Vance Corliss. Ela e Gregory  passam a apreciar juntos a aurora boreal e são vistos sempre perto um do outro, mesmo a contragosto de seu pai.

Mas Frona vai perceber, um pouco tarde demais, que a coragem se sobrepõe a covardia em algumas ocasiões, e que as pessoas mentem muito sobre si mesmas…

O resto, só lendo muito…

Um livro que agrada principalmente as mulheres, já que hoje se fala tanto em direitos iguais. Já naquele tempo, admirava-se uma mulher que tinha valentia e que procurava quebrar as barreiras e exigir direitos iguais. Nota 7,5.

Esta foi a primeira novela de Jack London. O próprio escritor fez parte tomou parte da corrida do ouro em Klondike, mas não obteve qualquer fortuna, a não ser um vasto material para escrever seus livros. Ele é considerado o escritor americano mais lido de todos os tempos. Jack London escreveu mais de 50 obras em apenas 17 anos de trabalho. Tirou sua vida aos 40 anos, vitimado pelo alcoolismo e pelo transtorno bipolar.

Anúncios

8 comentários sobre “A FILHA DAS NEVES – Jack London

    • Minha amiga querida, como é bom vê-la por aqui.
      Este não é o melhor livro de Jack London, pois ele ainda estava “desenvolvendo o seu talento”, mas a trama é muito boa, mesmo assim.
      Um grande beijo e obrigado por sua visita tão especial, Lelê querida.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s