Cuidado com os livros

Quem já viu de perto esta cena horrível antes?

Eu presenciei bem de perto, pois tenho muitos livros em minha biblioteca , e infelizmente, já fui vítima de brocas e cupins algumas vezes. Fui obrigado a descartar os livros contaminados, pois o estrago foi tamanho, afetando severamente a área de leitura,  deixando um buraco enorme no lugar.

Mas não pensem que isso afeta só livros antigos, pois estas pragas gostam de qualquer tipo de papel e destroem tudo que encontram. São um pesadelo para os sebos e bibliotecas públicas, e das nossas também!!! 

Tenho certeza que vocês não vão querer passar por isso um dia, não é mesmo?!

Pesquisando na internet, encontrei este post maravilhoso no Blog  Universo Jatobá, da querídissima Rosana Jatobá, com 15 dicas excelentes para manter os livros sempre em bom estado e resolvi reproduzi-lo aqui no meu blog, para que todos saibam como cuidar bem dos seus livros.

Espero que seja de utilidade e que, daqui em diante, todos aprendam a conservar corretamente seu livros.

Um grande beijo.

Alex André

 

15 DICAS PARA MANTER LIVROS EM BOM ESTADO

por Universo Jatoba

Apesar do avanço da tecnologia e dos livros digitais, os livros físicos continuam firmes e fortes. Livros raros, livros novos, livros que nos fazem viajar e nos ensinam, todos requerem cuidados especiais e devem ser bem cuidados. Um tratamento adequado evita que as obras fiquem amarelas, acumulem pó e sejam comidas por insetos. Você nunca tirou um dia para cuidar dos seus livros? Pois então, anote as dicas que o Universo Jatobá separou para você, com a ajuda do bibliotecário da Universidade Mackenzie, Eliezer Lírio dos Santos, especialista em preservação, conservação e restauro de documentação gráfica.

1 . Passe uma trincha (tipo de pincel) na capa, nas primeiras páginas e, principalmente, na parte de cima do livro, local onde normalmente se acumula mais pó.

2 . Uma vez a cada semestre oxigene o livro, ou seja, abra a obra, folhei-a, permitindo que ela respire. Isso evita o acúmulo de pó e a proliferação de fungos.

3 . O livro é feito de celulose, por isso, a possibilidade de degeneração é alta. Evite guardar seus livros em locais úmidos.

4 . Opte por colocá-los em ambientes arejados, secos e sem incidência direta de luz.

5 . Limpe a estante com um pano levemente úmido, misturado com sabão neutro. No final, seque bem.

6 . Não use produtos abrasivos para limpar a estante.

7 . Se sua estante for de madeira e estiver tomada por cupins e brocas, não guarde seus livros nesse móvel antes de tratá-lo. Esses animais acabam penetrando no livro para comer a celulose. Clique aqui e veja dicas para acabar com os cupins na sua estante

8 . Caso as brocas ou os cupins já tenham tomado conta dos seus livros, passe a trincha folha por folha, tirando toda a sujeira.

9 . Para matar os insetos, o processo não-químico que mais dá resultados é o congelamento controlado. Embale o livro em um saco plástico, retire o ar e lacre o pacote com uma fita adesiva. Deixe o livro no congelador por 15 dias, a uma temperatura de -25°C. As peças deverão ser lentamente descongeladas, ao longo de dois dias.

10 . Para evitar que as folhas se soltem, nunca tire o livro da estante puxando-o pela parte superior. Empurre-o e puxe pelo meio da lombada.

11 . Não use fitas adesivas para colar as páginas, caso elas se soltem. Esses materiais possuem alta acidez e mancham o papel.

12 . Se os cadernos estiverem soltos, você pode usar uma cola metil-celulose, sem acidez, e tiras de papel mino para colar cada caderno e fixá-lo na lombada. Se o estrago for grande, o ideal é procurar um especialista e mandar para a restauração.

13 . Não coloque os livros muito unidos nas prateleiras. Deixe um espaço, para que não se deteriorem e consigam respirar.

14 . Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

15 . Lave as mãos antes de manusear o livro e não umedeça o dedo com saliva para virar as páginas.

Boa leitura!

Postagem original do Blog  Universo Jatobá

 

Anúncios

27 comentários sobre “Cuidado com os livros

  1. Querido Alex, boa tarde. Parabéns pelo post, primeiramente. Como sempre, pra cima de bom. Eu não sei o que dizer. Eu estive observando que te seguia e de repente não te sigo mais. Como isso aconteceu? Não tenho a menor ideia. Clique errado, provavelmente causado por meu celular que trava até pra rolar página. Enfim, agradeço por nem se dar por isso. Fosse outro que não você, poderia pensar bobagem. Erro consertado e desculpas por isso, percebi há pouco. Abraço, ótima noite.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amei essas dicas Alex, e um ótimo post este :)) E meu Deus, se algo assim acontecer com meus livros, acho que choro, mas tenho sempre muito cuidado e adoro tirar um tempinho para cuidar deles hehe. Porque afinal, são muito preciosos para nós, não é mesmo?
    Um beijão!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Cuidado com os livros comprados em sebos, anjinho. Aqui em casa eu tinha o maior cuidado, mas comprei dois livros que estavam com broca e não percebi. A praga se espalhou e tive que comprar 15 livros da Agatha Crhistie e A Guerra dos mundos, de H.G. Welss, novamente.
      Um grande beijo e muito obrigado pela sua visita, minha querida garota sonhadora.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Que legal Alex. Nós não temos muitos livros, mas temos livros bem antigos e já vi isso acontecer. Mas nunca tinha pesquisado pra saber como resolver. Você me salvou e me lembrou. Preciso cuidar bem dos meus livros, já me desfiz de uns 4. Tenso.
    Parabéns pelo ótimo post e parceria.
    ❤ Vanessa Melo ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ameeei a postagem, especialmente porque tenho um livreiro enoorme em casa e já pretendo fazer a aquisição de outro (só pra você ter uma ideia de como sua amiga aqui ama bem pouquinho ler). Minha mãe disse que daqui a pouco vou dormir no chão pra guardar os livros kkkkk.
    Enfim, muuuuito obrigada pelas super dicas. *-*
    Beijão Alex

    Curtido por 1 pessoa

  5. Nossa!!! eu tenho alguns livros que as folhas mancharam pq minha outra estante ficava em um lugar úmido. Hoje em dia isso não acontece mais pq mudei eles de lugar e todo mês estou limpando as estantes. Porém…eles ficam muito unidos kkk que pra tirar um, é um sacrifício. Mas é espaço que já não tenho mais. Adorei as dicas, Alex. Beijoss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s