OS MENINOS DA RUA PAULO – Ferenc Molnár

 

Os Meninos da Rua Paulo

Certo dia, uma amiga de minha mãe, que gostava muito de mim e sabia do meu amor pela leitura e pelos livros, bateu palmas em frente à nossa casa. Ela estava com quatro livros nas mãos e falou para minha mãe que os havia ganhado da sua patroa, já que a mesma queria jogá-los no lixo. Como eu não estava em casa, ela perguntou à minha querida mãe se eu tinha algum daqueles livros. Sem saber responder, minha mãe ficou com todos e quão surpreso eu fiquei ao chegar em minha residência mais tarde…

Quatro diamantes haviam sido salvos do lixo. Um deles era “Os Meninos da Rua Paulo”,  este belíssimo clássico que apresento-lhes agora.

A história dá-se em Budapeste, 1889. Em um terreno baldio da Rua Paulo, quatro garotos montam sua fortaleza, a qual chamam de grund; lugar que eles usam para o seu jogo de “pela” (atirar-se uma bola de um lado para o outro com as mãos) e que defendem com unhas e dentes. Organizam-se como um exército e João Boka – o mais esperto, organizado e preparado para resolver conflitos do grupo – é o líder do grupo. Já o franzino e choroso Nemecsek é o único soldado raso e serviçal dos quatro garotos.

Do outro lado da cidade, existe um outro grupo de garotos, Os Camisas Vermelhas. Resolvem tomar o grund, por não terem onde brincar e aquele terreno baldio ser perfeito para este objetivo. Uma verdadeira guerra então é declarada, com episódios de roubo de bolinhas de gude, desobediência, traição e demonstrações de grande companheirismo.

Acho que não posso contar mais da história, pois posso entregar seu final maravilhoso e tocante…

Antes que me perguntem, esse não é um livro infantil. É sobre o respeito, a amizade; algo que buscamos tanto hoje em dia e que parece em extinção, infelizmente.  Os adultos aqui são meros expectadores, pois essas crianças é que são o destaque, brincando de adultas, tendo que conviver com os problemas dos adultos.

Um livro para as crianças lerem e se apaixonarem, e para os adultos se emocionarem…
Nota 1000.

Alex André

 

 

 

13 comentários sobre “OS MENINOS DA RUA PAULO – Ferenc Molnár

  1. Imagino chegar em casa e encontrar quatro livros a minha espera, acho que ficaria mega feliz e ganharia o dia, assim como tenho certeza que você ficou :)) E adoro livros que demonstram sua peculiaridade, e esse parece ser um deles, adorei a história e digo sempre, mas vale repetir, suas indicações literárias são as melhores Alex querido.
    Um beijão!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bom dia, estava lendo os comentários e já vi que tem a resposta para a minha pergunta… )Fiquei interessada, será que encontro fácil para comprar?)
    Nossa, você escreve de um jeito cativante, se o livro não for bom, na sua mão acaba sendo rs
    Um beijo e ótimo domingo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

