Contos fantásticos do Século XIX Escolhidos por ITALO CALVINO

Como todos vocês já devem saber, sou um grande apaixonado por contos, ainda mais por contos que envolvem a literatura fantástica. E procuro sempre comprar e ler tudo que for relacionado a este gênero. 

Italo Calvino fez um trabalho de pesquisa brilhante para a RAI, em 1981, reunindo não tudo, mas o que ele acreditou ser o melhor em relação ao gênero fantástico nas 517 páginas nesta brilhante antologia.

O livro foi dividido em 2 partes: O Fantástico Visionário, onde estão reunidos textos das primeiras décadas do século XIX e O Fantástico Cotidiano, com textos já do limiar do século XX. Aqui estão autores consagrados como Poe, Dickens (que poucos sabem que escreveu sobre o fantástico), Balzac (outro que poucas vezes se aventurou por este terreno), Gogol, Maupassant, e alguns não tão conhecidos assim, como Philarète Chasles, Jean Lorrain, Jan Potocki.

Todos os contos são realmente divinos e acompanhados por uma introdução a respeito de cada autor e do conto referido.  Dar destaque então a dois contos foi algo extremamente difícil, como já perceberam. Mas como já é de praxe aqui no blog, os meus dois contos preferidos foram:

A Morte Amorosa (“La Morte Amourense“, 1836) de Théophile Gautier, que narra a história do sacerdote recém-ordenado Romuald e seu amor maldito pela bela Clarimounde, que ao morrer, retorna para ser sua amante e também para para alimentar-se do sangue do seu amado, até que…

Os Buracos da Máscara (“Les Trous du Masque”, 1900), de Jean Lorrain, onde De Jakels, melhor amigo do nosso narrador, convida-o para uma festa em que todos deveriam ir mascarados. Mas como o passar do tempo, nosso narrador faz uma terrível constatação; algo que irá deixá-lo tão perturbado quanto a si mesmo a ponto de…

O resto, só lendo muito…

A única nota negativa é a respeito da capa, que foi confeccionada em papel que estraga facilmente ao contato, o que demonstra um total descaso da editora para com seus leitores. Livro Nota 1000.

Alex André

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

12 comentários sobre “Contos fantásticos do Século XIX Escolhidos por ITALO CALVINO

  1. Nossos blogs abordam conteúdos bem diferentes. Mas… Eu sempre gosto de ampliar os horizontes, e você é um dos blogs que fazem parte dessa leitura. Aprendo muito com você Alex.
    Parabéns pelo blog
    Ah quase ia esquecendo adorei o post, gosto muito de contos também.
    Vanessa Melo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Como você sabe, não sou uma grande fã de contos! Mas você conseguiu me deixar curiosa, afinal, amo fantasia e adoro Edgar Allan Poe. Também tenho curiosidade de ler Dickens, e não sabia que ele escrevia esse tipo de coisa! Mais um pra minha lista! kk
    Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s