A MORTE AMOROSA – Alex André

A ntes de conheceres tu, Clarimonde querida, minha vida era desprovida de qualquer tipo de emoção

M eu único objetivo era tornar-me um mensageiro divino, devotando meus dias à prática diária de orações

O bservando  você pela primeira vez, vi a imagem de um anjo e demônio ao mesmo tempo, o que pareceu-me mera ilusão

R ainha das trevas, você se portava com aquele diadema e um ar de presunção

T eu porte era elegante e esbelto, como uma verdadeira deusa romana

E tua beleza era capaz de hipnotizar qualquer mortal, algo simplesmente inebriante

A ntes que eu pudesse cumprir meus votos sagrados, já havia me tornado teu desgraçado amante

M inha alegria em vê-la jorrava de tal forma que pouco me importava se sugasse todo o meu sangue

O s raios que saltavam de seu lindos olhos verde-mar me enfeitiçavam de tal maneira, que me faziam acreditar que a  felicidade estava agora ao meu alcance

R adiante estive por muito tempo ao teu lado, até  que um dia tudo foi então percebido

O brigado dessa forma eu fui a dar um basta para sempre  em  nosso amor maldito

S érapion e eu destruímos seu leito de morte e a última imagem que vi de ti foi  uma gota de sangue e um pequeno sorriso em teus lábios sem cor

A partir deste momento, eu Rosemund, tentei me dedicar à Deus, mas você me fez perder minha eternidade.

Alex André

Este acróstico é por demais especial, já que é a primeira vez que presto homenagem a um conto lido. Trata-se de nada menos que  “La morte amoureuse (1836)”, de Théophile Gauthier (1811-72), um dos grandes escritores fantásticos franceses.

Quem tiver oportunidade, procure conhecer a obra deste importante escritor romântico-parnasiano.

12 comentários sobre “A MORTE AMOROSA – Alex André

Deixe um comentário

