Orgulho e preconceito-Jane Austen

O mais conhecido título da famosa autora inglesa, Orgulho e preconceito foi a primeira obra de Jane Austen que li, além de ter sido um dos primeiros clássicos ingleses lidos por mim que não fossem de autoria de Shakespeare.

Sem mais delongas, o livro nos conta a história de amor entre Elizabeth Bennet e o famoso Sr.Darcy.Elizabeth, ou Lizzy para os mais íntimos, é uma garota vinda de uma família sem muitos recursos e mora com um pai sarcástico, uma mãe exagerada e sem modos ou discrição, além de quatro irmãs (das quais apenas uma é considerada bem educada e inteligente). Já o Sr.Darcy é um homem rico de família abastada e tradicional, famoso por seu orgulho e sua arrogância, apesar de ser considerado a melhor das pessoas para aqueles de quem realmente gosta.

Quando li a sinopse eu esperava que os dois se apaixonassem imediatamente, ou algo assim, como uma espécie de amor arrebatador á primeira vista.Mas ao contrário do que eu imaginava, eles não só demoram certo tempo para se apaixonarem como, logo no início, na verdade, eles se odeiam, já que o Sr.Darcy trata Lizzy com certa prepotência e ar de superioridade e, como resposta a isso, ela é uma das únicas pessoas a realmente desafiá-lo.

Confesso que estava com um certo receio de ler o livro, por se tratar de um clássico, que é um tipo de livro com o qual não estou tão acostumada.Temia que a linguagem fosse muito complicada ou que a autora se demorasse demais na descrição das personagens, dos cenários e das roupas.Porém, fico feliz ao afirmar que estava errada, a linguagem é bem fácil de ser compreendida e ela descreve apenas o necessário, na verdade a obra tem muitos diálogos, o que não deixa muito espaço para uma descrição excessiva de nada.

Gostei muito da forma como a autora narra a história (apesar das falas imensas) por me lembrar um pouco de Shakespeare, com a ideia de estudar e revelar a alma humana(incluindo sua parte mais obscura) e nos mostrar que ás vezes as aparências enganam, além de ter (como já foi dito) uma linguagem relativamente simples para sua época e um grande número de personagens.

Os personagens por sua vez são maravilhosos, é impossível não gostar da protagonista, o Sr.Darcy é simplesmente apaixonante, Jane (a irmã mais velha) é perfeita sem ser chata e suas irmãs mais novas e a mãe (apesar de um pouco tolas) nos proporcionam boas risadas.Eu me surpreendi bastante com o livro e pretendo ler mais da autora.Por isso tudo, para mim, Orgulho e preconceito merece 8.

By Ana Beatriz

 

18 comentários sobre “Orgulho e preconceito-Jane Austen

  1. Olha que coincidência Annie, fiz resenha lá no meu blog sobre esse livro maravilhoso, que por sinal eu amei!! Concordo completamente contigo em relação aos personagens, são realmente maravilhosos e eu fiquei encantada com o Darcy *-* e me surpreendi muito com este livro que superou as minhas expectativas, que já eram altas por sinal :))
    Amei a resenha!!
    Um beijão ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Annie quando li “Orgulho e preconceito” não achei tuuudoooo isso que tanto falavam, tenho a impressão que os clássicos, por serem clássicos já nos pressionam de alguma forma para que apaixonamos logo de cara, e nem sempre isso acontece, como esse livro foi pra mim, rs 😉 Apesar disso, vou dar uma segunda chance e reler, não sei se ainda esse ano, mas é uma meta de vida! haha. E sobre a linguagem concordo plenamente com vc, muitas vezes deixamos de ler os clássicos com apreensão de ser difícil de entender, mas na maioria das vezes é tudo balela! Bjos

    Curtido por 1 pessoa

    • Quanto a isso não posso dizer porque no meu caso, ocorre justamente o contrário, eu já leio um clássico esperando que não vá gostar.Ou por normalmente ser meio parado, ou pela linguagem, ou porque alguns enrolam demais descrevendo absolutamente tudo.Mas concordo que só por serem chamados de “clássicos” ás vezes nos sintamos meio que obrigados a gostar e que realmente muitas vezes os clássicos tem uma linguagem bem simples até.Fico feliz que tenha decidido dar outra chance ao livro e espero que goste mais dessa vez.
      Beijos:)

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eu simplesmente adorei o livro, eu nunca li a sinopse para não ter nenhum spoiler do que se tratava, mas desde o começo o Darcy e a Lizzy eram meus personagens favoritos (aaah, Darcy <3) é mravilhoso demais, eu falei sobre ele no meu último post também mas não falei muito pois eram resumos de vários livros, depois estou querendo fazer uma resenha dele sozinho, pois o livro merece ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu com certeza vou dar uma olhada no seu último post (nem que seja só pelo Sr.Darcy)!Sim, eles com certeza são os melhores personagens do livro e são um casal perfeito!
    Beijos 🙂

    Curtir

  5. Quando leio um clássico percebo em mim uma certa resistência em gostar, exatamente pra não gostar apenas por se tratar de um clássico. Mas esse livro me fez cair de amores, tanto pelos personagens quanto pela escrita da Jane Austen.
    Ótima resenha! 🙂
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Como já disse, também tenho uma certa relutância em ler clássicos normalmente, mas adorei os personagens de Orgulho preconceito e a forma como a Jane Austen narra a história, inclusive pretendo comprar mais livros dela quando a lista de livros que tenho pra ler acabar kk
    Obrigada!Beijos 🙂

    Curtir

  7. Pois é!Fazer o que, né?kk esse foi o único livro que li dela(por enquanto)mas já amei o jeito dela de narrar a história!Espero que você também goste!
    Beijos 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

