MARNIE – Winston Graham

Marnie

Li este livro belíssimo livro há muito tempo atrás e quem indicou-me foi minha querida mãe, por esse motivo tornou-se um dos meus favoritos.

Apenas posso dizer-lhes que se trata da história de uma ladra inteligente e incorrigível, que mantém muitos traumas de infância e aversão pelo sexo masculino.

Marnie é uma expert em roubar empresas. A cada golpe, além de mudar de cidade, ela muda de aparência e de nome. Numa empresa ela é Molly Jefrey e em outra adota o nome de Mary Taylor, sempre usando o estratagema de escolher nomes que comecem com a letra M e com uma sonoridade parecida, para nunca atrapalhar-se. E nunca esquece-se de tomar um bom banho de banheira também, para apagar qualquer vestígio e lembrança de sua antiga identidade…

Mark Rutland, jovem viúvo e diretor de uma empresa, acaba apaixonando-se por Marnie. Mas no dia do pagamento, Marnie não resiste e rouba a folha de pagamento da empresa. Mark, ao descobrir, repõe de seu próprio bolso o dinheiro, para evitar que sua amada seja descoberta.

Ele então começa a observar mais de perto o comportamento da ladra e amada e descobre que Marnie tem um amor incondicional por seu cavalo Folio, contrastando com sua aversão pelo contato masculino.  Ele então suborna-a para consultar um psiquiatra amigo, que começa a investigar e chegar perto da verdade por trás da pergunta: “Quem é Marnie?”

Muitas fantasmas virão então à tona e o final será de arrepiar…

Pela primeira vez, deparei-me com um livro que abordasse o tema cleptomania de uma maneira tão dramática e intensa. Não tenho como dar uma nota menor que 10 para esta verdadeira obra prima.

Existe um filme de 1964, que eu recomendo: “Marnie – Confissões de uma Ladra”, com Tippi Hedren e Sean Connery nos papéis de Marnie e Mark Rutland, pois seguiu fielmente a história do livro.

By Alex André

 

6 comentários sobre “MARNIE – Winston Graham

    • Obrigado, anjinho. Pena que só encontrará na Estante Virtual este livro magnífico.
      Agradeça minha mãe querida por vários livros extraordinários que ela vem me indicando nestes anos e que estão virando resenhas aqui no blog.
      Um beijo, Nati querida e lembre-se que não quero que fique triste. Se tiver vontade de desabafar, mande-me email para roccalex@ig.com.br.

      Curtido por 1 pessoa

      • Sua mãe deve ser incrível por te indicar todos esses livros hehe.
        Pode deixar que qualquer coisa te mando um e-mail sim, e pode deixar que não ficarei tristinha não, 2016 está aí e com ele novas coisas boas virão, eu espero!!
        Grande beijo pra ti

        Curtido por 1 pessoa

      • Ela é incrível mesmo. Se não fosse por ela eu não teria adquirido o gosto pela leitura. Ela lê tanto quanto eu (pena que não goste de fazer resenhas…rs) e pedia a meu pai para comprar sempre bons livros para mim.
        Você vai ter um 2016 lindo, anjinho.
        Um beijo enorme pra ti.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

