Til-José de Alencar

Til é mais um livro brasileiro que li pura e simplesmente porque a escola pediu e, mesmo assim, aviso desde já (para que não me chamem de mentirosa)que, pela primeira vez na vida, eu li o resumo.
Sim, eu comprei o livro e tentei ler, de verdade.Mas desisti na página 36 e precisava fazer uma atividade sobre ele, a única solução que encontrei foi o resumo.
Depois que li o resumo, notei que a história não era tão ruim assim (apesar de melhorar depois da metade), o grande problema era a linguagem pouco acessível e a descrição exageradamente detalhada de tudo.
Bem, a personagem principal se chama Berta e, assim como todos os outros, vive no interior de São Paulo.
O livro é do Romantismo, o que significa que Berta é a mocinha ideal:corajosa, bonita, forte, bondosa e amável.
Ela é a irmã adotiva de Miguel, quem nutre um sentimento mais do que fraternal por ela.
Os dois irmãos são amigos de Linda e Afonso, gêmeos filhos de Luís Galvão.
Afonso é apaixonado por Berta, e Linda por Miguel, tanto que Berta vive dizendo ao irmão que eles deveriam ficar juntos.
Tudo está bem, até que Jão Fera, conhecido por seu constante envolvimento em assassinatos, aparece na região, intrigando a todos.
Não vou revelar muitas outras coisas, por temer estragar a spoiler, no entanto, posso afirmar que ele não está ali sem motivo.
Além disso, ficaremos conhecendo o passado de Luís Galvão e de Jão Fera, pois suas vidas estão mais ligadas á Berta do que se espera.
Não gostei muito do livro, que ganha meu 7, mas foi mais por causa da linguagem e da falta de objetividade do que pela história em si, que é inclusive muito boa, depois da metade do livro.

By Ana Beatriz

Anúncios

2 comentários sobre “Til-José de Alencar

  1. A resenha que você fez foi ótima, irmãzinha. Agiu de maneira honesta, citando a leitura do resumo e a dificuldade com a linguagem rebuscada. Você só me orgulha de tê-la como autora aqui do blog e espero que continue sempre por aqui com suas resenhas.
    Parabéns.
    Super beijo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito obrigada, detesto mentir(até porque eu sou péssima mentirosa).Quanto ás resenhas, pode ficar tranquilo, se depender de mim não saio daqui tão cedo.
    Beijos.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s