Melhores Contos – Orígenes Lessa (Seleção de Glória Pondé)

É difícil falar de um dos maiores escritores brasileiros de todos os contos (na minha opinião, só perdeu para Machado de Assis). Tive a oportunidade de conhecê-lo quando fui estudar em Atibaia, aos 9 anos e ele foi até minha escola para autografar três exemplares de “Memórias de um Cabo de Vassoura”, para a biblioteca. A simpatia do bom velhinho me conquistou.

Quanto ao livro, todos os contos são excelentes, ficando mesmo muito difícil dar um destaque especial para algum, mas como faço isso sempre, vamos lá:

Nazareth, telefonista – Nosso narrador hospeda-se em um hotel e pede à telefonista para fazer uma ligação para o Rio de Janeiro e a mesma providencia com rapidez. Após o término da ligação, Nazareth, a telefonista, inicia um flerte com o narrador, chegando ao ponto de marcarem um encontro, assim que ela sair do seu turno. Contudo, como curioso que era, nosso narrador fica a espreita e vê uma imagem que não lhe agrada.

O resto, só lendo muito.

A aranha – Conta a história de dois sujeitos que se encontram para pegar o elevador, e um deles, o Enéias, conta uma história sobre um amigo, o Melo, que gostava de tocar violão. Certo dia, eis que surge uma caranguejeira enorme e peluda e ele tenta matá-la, mas a aranha esconde-se numa fresta da parede. Ao tocar novamente, a aranha sai e ele começa a observar que ela saía cada vez que ele tocava para escutar “Luar do Sertão”, Chopin e outras músicas que ele tocava no violão.

A aranha torna-se então famosa e sempre que ele tocava ela saía para admirar as belas canções tocadas por Melo. Até que um dia…

O resto, só lendo muito.

Livro nota 10.

2 comentários sobre “Melhores Contos – Orígenes Lessa (Seleção de Glória Pondé)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s