O doador de memórias – Lois Lowry

Nessa distopia, o mundo é aparentemente perfeito.Não existe dor, agonia, fome, desigualdade ou qualquer coisa do gênero.Ao que tudo indica, é o ideal.Mas assim que se analisa com mais cuidado, se percebe que não é assim tão bom.
Afinal também não existe amor ou alegria genuína.As pessoas não tem memória.Não sabemos o que aconteceram antes delas.Nada tem cor, sabor ou cheiro.Tudo é perfeitamente ordenado.
Quando chegam aos 12 anos, todas as crianças tem sua profissão designada, mas não são elas que escolhem.Após observá-las durante toda a vida, o governo escolhe o serviço mais adequado.O mesmo serve para a escolha de esposas/maridos.O desejo é coibido com remédios.O número de filhos é pré-determinado.
Nosso protagonista, Jonas, tem 12 anos.Mas ele não recebe um emprego qualquer.
Num mundo onde ninguém sabe nada sobre o passado, alguém precisa ser encarregado de carregar todas as memórias.E agora, esse é o seu trabalho.
Pela primeira vez, Jonas vai experimentar o pior da vida:solidão, dor, fome, guerra…
Mas também haverá coisas boas, ele irá descobrir o amor e alegria, passará a enxergar tudo com suas reais cores, não apenas preto e branco, sentirá o calor do sol e a textura da neve. E, pela primeira vez em toda a sua vida, ouvirá música.Sim, pois, nesse novo mundo não há arte.
É então que o garoto chega a conclusão de que todos deveriam ter aquela oportunidade.Todos deveriam sentir aquilo e ter o direito de fazer escolhas.
Eu achei a ideia muito criativa e inovadora, no entanto não gostei muito da forma que o autor narra a história.Sendo assim, minha nota é 8, e vou continuar a ler a saga.

By Ana Beatriz

Anúncios

4 comentários sobre “O doador de memórias – Lois Lowry

  1. Eu já sou o contrário!Não sei porque eu não vi o filme ainda, espero que seja fiel, mas se você gostou do filme vai adorar o livro, afinal, o livro sempre é melhor, não é mesmo?

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s