Capitães da Areia – Jorge Amado

Confesso que se dependesse única e exclusivamente da minha vontade eu provavelmente jamais leria esse livro, visto que não gosto muito da literatura brasileira e a sinopse provavelmente não me atrairia muito também.
No entanto, a escola pediu e acabei me surpreendendo com a leitura!Como muitos já sabem,Capitães da Areia trata de meninos que vivem em trapiches e sobrevivem cometendo furtos nas ruas da Bahia.
Por se tratar de uma crítica social, o livro foi banido durante o Estado Novo por Getúlio Vargas, apesar de ter sido publicado no exterior, o que fez com que os demais países vissem o Brasil de forma diferente.
Os personagens são encantadores e, ao contrário do que se espera, Jorge Amado os descreve de uma forma que não nos faz sentir somente pena deles, criando-os como personagens vívidos e repletos de energia.
Comunista, o autor irá proporcionar um outro olhar sobre a desigualdade social para o leitor, mesmo para aquele que jamais se importou tanto com a causa.Para mim, esse livro merece 8,5.

By Ana Beatriz

Um comentário sobre “Capitães da Areia – Jorge Amado

  1. Li este livro para escola, com 14 anos e confesso que não esperava nada dele. Não gostava de autores brasileiros, só de clássicos da literatura mundial (Dumas, Dickens, Júlio Verne), mas me surpreendi positivamente. A partir daí, comecei a dar mais valor para os nossos autores.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

